Inteligência Canina
Não existem dúvidas de que os cães são inteligentes, afinal de contas eles são capazes de aprender truques, entender comandos e diferenciar broncas de momentos de afeto.
Quando falamos de aprendizado, fica nítido o quanto alguns cães possuem mais facilidade para aprender. Você já teve mais de um cãozinho? Lembra o quanto aquele aprendeu mais(ou menos) rápido que esse? Isso prova que o nível de inteligência não é idêntico para todos os cães.
A célebre frase "O cachorro mais inteligente é o vira-lata" não é um fato real. Existem sim vira-latas muito inteligentes, com uma facilidade enorme para aprender. Entretanto não podemos generalizar por conta do comportamento de um único cão.
Nossos cães se comunicam de várias formas, não só pelo latido, o tempo todo seu cão demonstra a partir de suas orelhas, rabo, olhos e corpo, o que ele sente e quer.
Claro que não temos 100% de certeza que a linguagem que o cão transmite significa exatamente o que ele está sentindo, pois as observações e constatações são do ponto de vista de um ser humano e de suas próprias emoções. Vários teóricos de comportamento canino, passaram anos observando matilhas de lobos e de raças especificas , e chegaram a um padrão comum entre os comportamentos.
Nos filhotes, os primeiros sentidos desenvolvido são o olfato e a audição, depois a visão, então a dinâmica do cão é bem diferente dos humanos.
Nesse post, vamos aprender sobre algumas linguagens de seu cão que podem passar desapercebidas para um dono pouco atento.