Dogs.Pedigree

Criar um Site Grátis Fantástico

Higiene e aparência

Higiene e aparência


Para uma pele e uma pelagem saudável, a escovação deverá ser diária, sempre no sentido contrário do pêlo e depois no sentido normal para penteá-lo. Desta forma, melhora-se a circulação da pele, favorecendo a nutrição da mesma. Os banhos deverão ser quinzenais ou semanais com xampu ou sabonete neutro para cães. Não deve-se usar sabão de coco ou outra substância que retire a gordura natural da pele, pois esta é um fator de proteção contra microorganismos que vivem na mesma e no ambiente. 

   O uso de algodão nos ouvidos é sempre imprescindível, pois evita que a água entre neles. Depois do banho, com algodão seco ou ligeiramente umidecido com álcool, deve-se fazer a limpeza externa dos ouvidos. Evitar sempre arrancar os pêlos e o uso hastes de algodão nos condutos auditivos. 

   A pelagem deverá ser sempre seca com secador frio ou soprador principalmente nas raças de pêlos longo, pois a umidade é prejudicial a saúde da pele do cão. 

   Mantê-los tosados favorece a higiene, porém alguns animais não poderão ser tosados com maquina de tosa, e sim com tesoura. Sendo assim, é importante conversar com o seu veterinário qual melhor opção para o seu pet.

   Não deve ser usado perfumes, talcos e ter cuidado com remédios para pulgas e carrapatos, pois alguns são tóxicos e podem causar dermatites de contato.

   Os banhos de sol e o passeio deverão ser diários, evitando assim o stress, principalmente naquelas raças que são mais agitadas e necessitam de exercícios. 

   A alimentação é a fonte de nutrientes para a formação da pele e dos pêlos que precisam principalmente de proteínas e ácidos graxos, portanto uma ração de boa qualidade é imprescindível para a saúde de seu cão. Não devemos dar petiscos e outros alimentos pois os mesmos podem causar alergias.

   Evitar sempre o uso de material de limpeza na casa, usar somente sabão de coco, detergente neutro, álcool, água sanitária e lisoforme diluídos em água. 

   O controle de endoparasitos (vermes intestinais) e ectoparasitos (pulgas e carrapatos) deverá ter uma atenção especial, já que os mesmos causam doenças de pele e sistêmicas.

   Nunca medicar seu cão sem a orientação de seu veterinário.  

 

Reconhecendo os  problemas

   Coceira, vermelhidão, falhas na pelagem ou falta de pêlos, presença de caspas, lesões cutâneas, alterações na cor da pele e do pêlo, são sinais de dermatopatias, isto é, de doenças de pele, que podem estar ou não associadas a outras enfermidades.  

   Levar o seu pet à consulta veterinária de rotina é uma das formas de se prevenir doenças de pele de curso crônico, contribuindo assim para a saúde do seu cãozinho.