Alergias
O QUE CAUSAM AS ALERGIAS ?
As alergias resultam de um sistema imunológico que, em um certo sentido, está atuando de maneira excessiva quando encontra com uma substância que para a maioria dos animais ou pessoas não constitui um problema. Estas substâncias (e são milhares delas) tem a denominação científica de alérgenos. Como exemplo, podemos citar um animal que entra em contato com uma substância tão inofensiva quanto pólen de flores. Este simples contato em um animal alérgico, vai iniciar uma reação em cadeia que envolve várias partes do sistema imunológico, levando o animal a se coçar sem parar.
De alimentos a pulgas, passando por pólen de flores ou árvores, grama, tecidos, carpetes, mofo e bolores, pó caseiro, fumaça de tabaco e inúmeras outras substâncias, estes animais podem se tornar alérgicos a absolutamente qualquer coisa, chegando em muitos casos a levar os animais e proprietários a uma situação desesperadora. Somente quem tem ou já teve um animal nesta situação, pode avaliar a veracidade do que estou falando.
As doenças alérgicas podem ser confundidas com outras doenças, como a dermatite seborreica (caspa), piodermites que são infecções na pele causadas por bactérias, sarna sarcóptica ou demodécica, também conhecida como sarna negra e muitas vezes estas doenças podem aparecer associadas com a alergia propriamente dita.
QUANDO OS PROPRIETÁRIOS DEVEM COMEÇAR A DESCONFIAR QUE SEU ANIMAL É ALÉRGICO ?
Basicamente, o animal alérgico se coça sem motivo aparente. Este fato vai depender de inúmeros fatores e está diretamente relacionado às substâncias às quais o animal é sensível. Por ex.: Se o animal é alérgico a pólen de árvores ou flores, os sintomas vão se tornar mais visíveis na primavera. Se as causas da alergia estiverem dentro de casa, tais como: poeira, ácaros, tecidos ou alimentos, provavelmente estes sintomas se manifestarão durante todo o ano.
COMO SE DIAGNOSTICAM AS DOENÇAS ALÉRGICAS
Mesmo com toda a evolução da medicina, diagnosticar com precisão as causas da alergia continua sendo uma tarefa muito difícil que envolvia muito trabalho e perseverança por parte dos Médicos Veterinários. O diagnóstico depende de um exame clínico detalhado e exames complementares para excluir outras causas de coceiras e dermatites que não a alergia em si. E mesmo com todo este trabalho, muitas vezes não se consegue chegar a um diagnóstico preciso sobre as causas da alergia de um determinado cão. Alguns testes estão disponíveis no mercado que podem conseguir diagnosticar as causas da alergia através de um exame de sangue.
E QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS PARA CURAR A ALERGIA?
O melhor tratamento para as doenças alérgicas é simplesmente evitar as causas da alergia. Na maioria dos casos, retirar do ambiente todas as possíveis causas da alergia se torna uma tarefa praticamente impossível. Os medicamentos a base de corticóides são largamente utilizados para diminuir a inflamação e consequentemente aliviar a coceira. O uso prolongado destas substâncias, principalmente aquelas aplicadas por via injetável, pode causar sérios problemas colaterais tanto a médio como a longo prazo. Uma ótima alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada para controlar estes sintomas, são as vacinas preparadas individualmente de acordo com os resultados dos testes para o diagnóstico da alergia. A este método de tratamento damos o nome de HIPOSENSIBILIZAÇÃO ou IMUNOTERAPIA e consiste na aplicação de extratos altamente purificados das substâncias às quais o animal é sensível, durante um tempo bastante prolongado que pode variar de 9 meses a 3 anos.