como dar banho
Como dar banho
Material necessário:
- Toalha
- Sabão neutro
- Coleira
- Xampu: há vários tipos e marcas disponíveis no mercado. Escolha o mais adequado para seu cão levando em consideração a cor e o tipo da pelagem do animal, ou alguma necessidade específica, como alergias ou tratamentos para pulgas, por exemplo. É sempre bom lembrar que xampus de tratamento devem ser prescritos pelo veterinário.
- Condicionador: o condicionador é indicado para cães de pelagem longa. Outra opção são os xampus 2 em 1, que dispensam o uso do condicionador.
- Algodão
- Cortador de unhas
- Escova plástica
- Pente de metal
- Pente para desembaraçar pelos
- Escova de arame
- Escova e pasta dental específicas para cães
Freqüência do banho
Cães, em geral podem tomar o primeiro banho a partir dos 45 dias de idade, desde que a temperatura ambiente esteja quente. Evite dar banho num filhote em dias muito frios. Alguns veterinários recomendam que o primeiro banho seja dado com mais idade, por isso, convém sempre consultar o veterinário que acompanha seu animal antes de decidir dar o primeiro banho.
Após o primeiro banho, os demais podem ser dados semanalmente, mas a freqüência irá variar para cada animal. Cães que apresentam problemas de pele, por exemplo, podem ter de aumentar o intervalo entre os banhos.
1º Passo
-Antes de começar o banho, coloque chumaços de algodão nos ouvidos do animal, para protegê-los da entrada de água e evitar otites.
-Em animais de pelagem longa, escove bem, e procure investigar a existência de nós. Caso haja nós na pelagem do animal, tente removê-los com o auxílio da do pente de desembaraçar, tomando cuidado para não machucar o animal. Nós mais resistentes devem ser deixados, e retirados após a aplicação do condicionador.
-Você pode, ainda, cortar as unhas do seu cão. Mas só faça isso se você estiver orientado pelo veterinário, do contrário, poderá machucar o animal e provocar sangramentos.
2º Passo
-Utilize água levemente morna. Em dias muito quentes, pode-se utilizar água fria. Água muito quente, mesmo em dias mais frios, pode queimar o animal, ou retirar a gordura que protege a pele do cão, tornando predisposto a doenças de pele.
-O local para o banho vai depender do espaço do qual você dispõe e do tamanho do animal. Você pode usar uma bacia ou tina, um tanque, ou até mesmo o box do banheiro. Você pode usar um avental plástico para se proteger da água, embora seja quase impossível terminar o processo completamente seco.
-Comece molhando a cabeça e o pescoço do animal. Tal procedimento impede que eventuais pulgas subam para esses pontos, de onde é mais difícil retirá-las. Depois de molhar todo o cão, use sabão neutro para ensaboar e retirar toda a sujeira. Utilize uma escova plástica para que o sabão chegue até a pele do animal. Ensaboe quantas vezes forem necessárias, até que a água saia limpa.
-Para que o cão não saia correndo pela casa todo molhado ou ensaboado, prenda-o pela coleira com um guia curta, e mantenha-o sob supervisão.
3º Passo
-Depois de retirada toda a sujeira com o sabão, use o xampu mais adequado para o seu cão, deixe agir por alguns segundo, enxágüe e passe o condicionador, principalmente em cães de pelagem longa que apresentem nós.
4º passo
-Enquanto espera o xampu e condicionador agirem, aproveite para escovar os dentes de seu cão. Há disponíveis no mercado escovas e cremes dentais específicos para animais, mas você pode usar apenas uma escova de dentes infantil, de cerdas bem macias, sem pasta de dente. Nunca use pastas de dentes destinadas a humanos no seu cão.
-A dica para que seu cão aceite a escovação é acostumá-lo desde filhote. Cuidar da higiene bucal do animal é muito importante, pois evita diversos problemas, como a perda precoce dos dentes.
5º Passo
-Enxágüe o cão com bastante água, para retirar qualquer resíduo. Em seguida, deixe que ele chacoalhe várias vezes, para retirar o excesso de água. Um truque para fazer com que seu cão chacoalhe é soprar rapidamente seu focinho.
6º Passo
-Alguns pet shops usam o soprador, um aparelho que lança um forte jato de ar frio, para expulsar toda a água retida na pelagem do animal. Na falto do soprador, capriche na secagem com a toalha. Dessa forma, você gasta menos energia elétrica e tempo com o secador.
7º Passo
-Seque o pelo do animal com secador de cabelos. Procure usar um secador potente, para evitar desperdício de tempo e energia elétrica. Tenha cuidado para que o ar do secador não esteja muito quente, nem seja direcionado muito tempo para a mesma área do corpo ou em direção aos olhos do animal.
-Em animais de pelagem longa, utilize uma escova de arame, escovando os pelos em todas as direções. Não esqueça de secar as aptas e entre os dedos.
-Deixar o animal secar ao ar livre só é uma boa idéia se o dia estiver bem quente e se o cão tiver pelagem curta. Do contrário, o cão ficará com o pelo cheio de nós e com um cheiro desagradável. Não esqueça também que, ao soltar um cão molhado no jardim, ele tentará se secar na grama ou na terra, e ficará mais sujo do que antes do banho!
Finalização
-Limpe os ouvidos com algodão umedecido com produto destinado a esse fim, e finaliza com um perfume específico para animais, evitando a região do focinho. Se o cão for alérgico, dispense qualquer essência.
-Caso queira aplicar algum produto contra pulgas, espere até o dia seguinte, para se certificar que a pele e os pelos estão realmente secos.
-Caso ache muito trabalhoso, e não tenha tempo para toda essa longa operação, procure um bom pet shop, onde um profissional cuidados deixará o seu amigo limpinho e perfumado para você!