Conhendo a pelagem e pele
Higiene e aparência
A pele é o maior órgão do corpo do animal e constitui um manto contínuo que envolve todo organismo protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Na pele é possível observar suas próprias reações padrão, bem como utilizá-la como espelho do meio interno, devido a sua interação com os sistemas orgânicos internos.
Possui diversas funções fundamentais para sua manutenção, os gerais são: barreira circundante (evitando perda de água, eletrólitos e macromoléculas); proteção ambiental (evitando que agentes agressores externos penetrem o ambiente interno); movimento e forma; produção de anexos (pêlos, unhas e a camada córnea da epiderme); regulação de temperatura; estoque (atua como reservatório de minerais, eletrólitos, proteínas, vitaminas, gordura, água e carboidratos); indicador da saúde do organismo; imunoregulação; pigmentação; ação antimicrobiana; percepção sensorial (com toque, dor, prurido, calor, frio e pressão); secreção e excreção.
Como a pele e a pelagem de seu cãozinho refletem a saúde geral do mesmo, é importante que o proprietário cuide e esteja atento sempre às possíveis alterações que a mesma possa apresentar.