Como interpretar as atitudes de seu cão
Comportamento
A linguagem corporal nos animais e bastante presente e podemos ver isso através do complexo sistema de comunicação utilizado pelos os lobos. Sua vocalização, suas expressões faciais e ainda sua postura são completamente compreendida por todos os componentes da matilha.
Esse tipo de pratica também pode ser observado nos cães domésticos, há uma comunicação entre eles, mas não espere que seus cães reajam como lobos, há uma grande diferença. Esse tipo de observação nos conduz a compreender alguns dos comportamentos instintivo dos cães tais como a caca que esta diretamente ligada a sua própria origem.
Observe bem o comportamento do seu próprio cão, aprenda a entender suas reações, sua postura e, você estará a cada dia mais próximo do seu animal e dessa forma poderá não apenas melhorar a sua relação como também estará apto a solucionar problemas do comportamento do seu amigo.
Lembre-se uma cauda abanando não necessariamente quer dizer que o cão esta enviando um convite para um afago ou brincadeira. Repare sempre no comportamento total, ou seja, seu comportamento geral, sua postura, suas orelhas. Preste bem atenção ou poderá ser atacado por um cão que estava abanando a cauda.........e você simplesmente achando que ele queria brincar.
Agora, preste atenção a algumas dicas para que seu conhecimento sobre o comportamento do seu cão e lembre-se, seja sempre o melhor amigo dele.
SINAIS DE AGRESSIVIDADE:
Orelhas - sempre com as pontas para trás e muito próximas a cabeça.
Corpo - Quando um cão quer dar aparência de ameaça ou ataque, ele procura dar esse sinal com todo o seu corpo, ou seja, colocando-se absolutamente de pe e rígido. A tensão se torna palpável. O pelo próximo ao pescoço fica completamente levantado.Para o cão, essa e a sua postura dominadora.
Cauda - Nesse momento a cauda estará sempre para cima ou dando continuidade ao corpo e jamais, para baixo.
PRESTES A CAÇAR ALGUMA COISA:
Obs: Essa caça não quer dizer apenas no sentido predador, pode perfeitamente se tratar de "caçar" uma comida, um brinquedo ou mesmo um peca de vestuário.
Orelhas - para frente e podem ter algum tipo de movimento.
Olhos - em alerta maximo e bem abertos
Boca - como sua respiração estará ofegante, a boca estará ligeiramente aberta
Corpo - absolutamente tenso com as pernas agachadas porem pronto para correr
Cauda - reta ou para cima do corpo.
Dominante
O cão dominante e aquele que e o mais justo e não necessariamente o maior ou o mais forte. Sua liderança e nata. Apenas briga na hora exata, mas também sabe recompensar nos momentos de calma ou quando tudo esta sobre controle. E muito comum encontramos cães de pequeno porte sendo o dominante da casa, mesmo que essa tenha cães de grande porte.
Orelhas - bem eretas e apontando para frente.
Cabeca - a posição de sua cabeça será sempre alta e no momento em que esta na presença de outro cão, tentara colocar sua cabeça sobre a cabeça do outro cão. Utilizara também as patas e colocara suas patas no dorso do outro cão.
Olhos - olhar firme, olhos bem abertos.
Boca - poderá estar ligeiramente aberta, mas seus dentes estarão à mostra
Corpo - Ereto e com os pelos próximo ao pescoço totalmente eriçados.
Cauda - totalmente para cima e com movimentos rígidos
Som - rosnado agressivo
AMIGÁVEL:
Orelhas - relaxadas.
Olhos - bem abertos e seu olhar e intenso mas não há nesse contato visual nenhum sinal de desafio.
Boca - relaxada, semi-aberta e às vezes dando um "sorriso".
Corpo - postura normal. E quando abana o rabo, a impressão e que abana o corpo todo.
Cauda - Balança de forma totalmente amigável, sua cauda balança o mais aberto possível, numa total entrega.
Som - pode ser um latido curto mas potente ou ainda um som que podemos decifrar como um lamento.
SUBMISSO:
Orelhas - totalmente abaixadas e praticamente coladas a cabeça.
Olhos - praticamente fechados, evitando assim o contato visual direto.
Corpo - Para demonstrar que aceita a dominância do outro cão, mantém seu corpo deitado. Pode haver movimento das patas dianteiras (pedido de carinho) e também e possível que levante a parte posterior do corpo. Muito freqüentemente deixa escapar uma urina.
Cauda - baixa
Som - somente se estiver com medo e que emitira um grunhido baixo, de outra forma, não emitira nenhum som.
Essas dicas são para que você possa conhecer e se relacionar melhor com seu cão. Não se esqueça que e muito mais fácil você aprender os sinais e comportamentos do que vice versa.