Dogs.Pedigree

Criar uma Loja Virtual Grátis

Tipos de ração

Tipos de ração


 

Nutrição

Tipos de ração
 


    A classificação das rações em econômicas, standard (premium) ou super-premium leva em consideração basicamente o teor de proteína e a fonte de ingredientes utilizados para que os teores nutricionais sejam atingidos. Um estudo realizado no estado de São Paulo e que avaliou 49 marcas de rações comercializadas determinou que as rações econômicas, standard e super premium para cães adultos continham em média respectivamente 16,9%, 20,9% e 27,8% de proteína (Carciofi et al., 2006).

    Alguns fabricantes de ração super-premium fazem a distinção de seus produtos não só de acordo com a fase da vida do animal (filhote, adulto ou idoso), mas também considerando o porte e/ou raça, de modo a oferecer nutrientes ainda mais específicos para prevenir problemas comuns a uma determinada raça.

    Uma outra forma disponível de ração é a úmida (enlatada), que pode ser oferecida como um complemento nutricional balanceado, mas que não substitui a ração seca. Uma vez que cerca de 75% do conteúdo de uma ração enlatada é de água e apenas 25% de matéria seca, o cão teria que receber uma quantidade muito grande de alimento úmido para atingir seus requerimentos nutricionais. A sua maior utilidade é a de melhorar o sabor do alimento. Caso sejam adotados alimentos úmidos, devemos observar atentamente no rótulo as recomendações de conservação destes alimentos após abrir a lata.

    Outra categoria de alimentos para cães é a chamada linha terapêutica. Esta é constituída por rações empregadas no tratamento de doenças específicas dos cães como, por exemplo, rações para cães com diabetes, problemas cardíacos, renais, digestivos etc. Estas rações só devem ser adotadas após criteriosa avaliação veterinária, porque o uso incorreto desse alimento pode causar problemas de saúde.